Cult

THE BEGGAR'S OPERAS


The Beggar's Operas é uma companhia grega que acredita na democratização da ópera. A ideia está muito distante da maioria dos seres humanos não italianos de hoje, que apenas consegue ver no bel canto um exemplo do gosto elitista dos ricos. Existe desde 2002 e até teve direito a subsídio do Ministério da Cultura grego na temporada 2009-2010. Hoje esse subsídio desapareceu, como muita da riquez do país.
A companhia continua a fazer espetáculo. O último chama-se "Yasou Aida!" e foi co-produzido pela Neuköllner Oper e pelo Thessalonik Concert Hall. Teve estréia em Berlim e, depois de 22 espetáculos com grande afluência do público na capital alemã. 

De acordo com essa idéia da ópera como espetáculo popular, esta "Yasou Aida!" é uma revisitação moderna da célebre ópera de Verdi, aqui transformada num "encontro de amizade grego-alemão" e tendo o Banco Central Europeu, em Frankfurt, como pano de fundo, a crise da moeda única como Leitmotiv e uma deusa do euro, com tiara e preceito, como protagonista.
A "Yasou Aida!", que parte de uma idéia de Alexandros Efklidis, o jovem diretor do Thessaloniki Concert Hall, mostra como se pode agarra numa ópera antiga, conhecida e convencional e metamorfoseá-la num espetáculo novo, popular e irreverente, atento à conjuntura e capaz de estabelecer pontes com a realidade e entre dois países que a política dos últimos tempos afastou. [António Rodrigues - Jornal i/Lisboa]